Empresas de divulgação on-line em debate

Um tema recorrente, principalmente na internet, foi abordado nas edições de sexta (15) e segunda-feira (18) do Estúdio Mais, quadro do programa Rádio Revista Cidade. O marketing multinível, nome dado ao serviço de prestação de serviços e anúncios da empresa TelexFree, grande febre das redes sociais.

Na sexta-feira, o diretor do Procon de Brusque, Fábio Roberto de Souza, concedeu entrevista sobre o tema, que esteve em pauta em Brasília na última semana, onde grande parte dos órgãos de proteção ao consumidor do país estiveram reunidos. De acordo com Fábio, inclusive, foi sugerida a atuação do Ministério Público e da Polícia Federal na investigação do tema, que seria um esquema de pirâmide.

Porém, em Santa Catarina, a atuação da empresa TelexFree não chegou no nível que está em estados como o Acre, que as investigações da justiça local em torno do tema geraram atentados contra o órgão de proteção ao consumidor local. Mas em Brusque, até o momento, nenhuma denúncia sobre a empresa foi feita.

Nesta segunda-feira (18), Bruno Campos, um dos prestadores de serviço da TelexFree esteve no estúdio da Rádio Cidade para falar sobre o tema. De acordo com ele, que está há sete meses como prestador de serviço, a empresa funciona legalmente e seus ganhos, nesse período, ultrapassam R$ 700 mil brutos.

Perguntado sobre a possível saturação do trabalho, Bruno afirmou: "Vai chegar um momento que terão milhares de divulgadores, mas aí ganhar dinheiro com divulgação será complicado. A internet é o mercado que mais cresce mundialmente e o investimento é mínimo. No meu ponto de ver, em vez da companhia gastar milhões em divulgação em televisão, jornais, ela investe nos seus divulgadores".

Bruno, que foi convidado para mostrar os serviços da empresa no programa, levou também extratos, que, segundo ele, comprovam seus ganhos com o trabalho. Sobre a declaração do imposto de renda da prestação de serviços, ele garantiu que otributo é recolhido já na fonte, garantindo o que é depositado em sua conta corrente é o valor líquido sobre os seus serviços prestados.

Uma diretora de recursos humanos de uma empresa brusquense, que preferiu não se identificar, afirmou que muitas empresas da cidade estão preocupadas com a situação. Em um caso específico, 15% dos funcionários forçaram a demissão para recolher o Fundo de Garantia e outros benefícios para investir nesse tipo de marketing.

O marketing multinível é regulamentado pela Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD), entidade a qual a TelexFree não consta no quadro de parceiros. O serviço de marketing multinível, basicamente, é a venda de produtos, não necessariamente em uma loja física. Na região de Brusque, grande parte das pessoas que trabalham com esse tipo de comércio vendem perfumes, cosméticos e até mesmo utensílios para casa, através de catálogos, sites ou venda de porta em porta.

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